Começa vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro

13076684_832100393560953_9140793190874218361_n

 

Neste sábado, começa a vacinação contra a gripe em todo estado do Rio de Janeiro. Até o dia 20 de maio, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos; idosos a partir de 60 anos; gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto; indígenas; profissionais de saúde e pacientes portadores de doenças crônicas podem se vacinar. O diabetes, tipo 1 e 2, está incluído no grupo prioritário. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, as pessoas com diabetes estão em maior risco de problemas graves de certas doenças que podem ser prevenidas com a vacinação adequada.  Entre os principais motivos estão:

  • O diabetes, mesmo se bem controlado, pode tornar mais difícil para o seu sistema imunológico combater infecções e, assim, deixar você em maior risco de complicações mais graves de uma doença, em comparação com pessoas sem diabetes.
  • Algumas doenças, como a gripe, podem aumentar a sua glicose no sangue a níveis perigosamente elevados.
  • As pessoas com diabetes têm taxas mais elevadas de hepatite B do que o resto da população.
  • Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de morte por pneumonia (infecção pulmonar), bacteremia (infecção no sangue) e meningite (infecção do revestimento do cérebro e da medula espinhal).
  • A vacinação proporciona a melhor proteção contra doenças capazes de serem evitadas através das vacinas.
  • As vacinas são uma das maneiras mais seguras para você proteger sua saúde, mesmo se estiver tomando medicamentos de prescrição. Efeitos colaterais da vacina são geralmente leves e desaparecem por conta própria. Os efeitos secundários graves são muito raros.
 Para se vacinar, basta levar a receita médica da insulina ou um laudo atestando o diabetes à uma unidade de saúde mais próxima da sua casa.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *