Quantas vezes por dia devo medir minha glicemia?

A partir de hoje, vou começar uma série de pequenas matérias com informações básicas sobre o diabetes.  Se gostar, compartilhe, divulgue e ajude que outras pessoas, diabéticas ou não, possam saber mais e se informarem sobre o diabetes. A informação pode ajudar muitos docinhos a controlarem melhor a glicemia, como também que outras pessoas possam prevenir a doença. 😉

2016-03-20 22.51.30

Você sabia que seu nível de glicose sobe e desce durante o dia? Os alimentos, as atividades, o estresse e os medicamentos para o diabetes podem interferir na sua glicemia. A medição da glicose do sangue é muito importante e pode ajudá-lo a como controlar o seu diabetes.

Segundo a Associação Americana de Endocrinologista Clínicos, o valor aceitável antes das refeições é abaixo de 110mg/dL. E duas horas depois das refeições o valor considerado bom é abaixo de 140mg/dL.  Já a hemoglobina glicada (A1c) em torno de 6,5% ou menos é considerada um ótimo resultado.

Algumas recomendações são importantes:

Antes da refeições:

  • Se seu nível de glicose está alto, o aconselhável é escolher um alimento com menos carboidratos.
  • Já se está baixo, você tem uma certa liberdade para experimentar um alimento novo ( com responsabilidade e equilíbrio 🙂 )

Após as refeições:

  • O ideal é esperar duas horas para medir novamente.  Se o resultado for bom, isso significa que a alimentação está adequada. Já se elevou muito o açúcar no sangue, é uma oportunidade de analisar o alimento que foi ingerido e/ou a dose de insulina. Será que o alimento tinha muito carboidrato, açúcar refinado ou gordura? Ou será que comeu mais do que devia? Ou a dose de insulina não foi correta?
  • Lembrando que isso varia de pessoa para pessoa. Comigo, por exemplo, certos alimentos fazem minha glicemia subir lá nas alturas, como tapioca, batata, aipim, farinha branca… Mas tem outras pessoas que não relatam aumento da glicemia após a ingestão desses alimentos. Por isso é tão importante a medição da glicose no sangue, pois só assim a gente acompanha de perto como o corpo reage à alimentação mais a medicação.

Quantas vezes por dia devo medir minha glicemia?

Seu médico endocrinologista irá definir qual será sua frequência. Geralmente, são três vezes ao dia: antes do café da manhã, do almoço e da janta. E é importante que você anote os resultados para levar na próxima consulta. Pode ser em um caderno ou em uma planilha do Excel. Eles vão ajudar seu médico a analisar o seu tratamento.

Anote suas dúvidas e leve ao seu médico endocrinologista e à sua nutricionista 😉

Aqui, só postei algumas informações gerais sobre o diabetes e nada substitui o conselho do seu profissional.

*Com informações do guia Diabetes Sem Segredos – Controle do Diabetes da One Touch

 

 

You may also like

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *