Bolo diet e integral de chocolate

Já imaginou um bolo de chocolate, saboroso e que não leva nem leite e nem ovos? Pois é, eu pensei que não fosse dar certo… Mas ficou bom demais! Essa receita eu tirei do livro de Lanches da Coleção Receitas Saborosas e Saudáveis da One Touch, com apoio da Associação de Diabetes Brasil, a ADJ. O livro é gratuito e para ganhar basta fazer uso de qualquer aparelho da One Touch e se cadastrar pelo telefone: 0800-761-8510.

2016-07-11 16.46.21

Mãos à obra!

Ingredientes

Massa

1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo branca

1 xícara de chá de farinha de trigo integral

1/2 xícara de chá de cacau em pó

2 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó

1 xícara de chá de adoçante culinário

5 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 e 1/2 xícara de chá de água

1 colher de chá de essência de baunilha

 

Recheio (opcional):

1 xícara de chá de geleia de laranja diet

 

Cobertura (opcional):

6 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 colher de sopa de água

1 xícara de chá de adoçante culinário

2 colheres de sopa de cacau em pó

Modo de preparo

Massa:

Peneire as farinhas, o cacau, o fermento e o adoçante. Aqueça a manteiga junto com a água e a essência de baunilha. Adicione essa mistura aquecida, aos poucos, aos ingredientes secos, mexendo bem, até obter uma massa grossa. Despeja a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 40 minutos. Desenforme morno ou frio, corte o bolo ao meio e recheie com a geleia de laranja.

Cobertura:

Leve ao fogo, até derreter, a manteiga com a água. Retire do fogo, junte o adoçante e o cacau peneirados juntos e bata vigorosamente. Leve à geladeira até ficar na consistência de pasta e espalhe sobre o bolo com uma espátula.  Pode salpicar, também, cacau em pó por cima.

Obs: o sabor do bolo lembra bastante o de chocolate meio amargo. Como eu gosto, optei por não colocar a cobertura e nem recheio, que estão na receita. Mas você pode usar sua criatividade e fazer a cobertura e recheio que quiser. Eu, salpiquei por cima coco fresco ralado antes de ir ao forno e ficou gostoso!

Informações nutricionais

1 pedaço grande  com cobertura e recheio) tem 415 calorias e 33g de carboidratos. Mas, sem recheio e sem cobertura, creio que esse valor deve cair pela metade 😉

Bom apetite!

:*

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *