Como escolher o adoçante forno e fogão?

Convivendo com Diabetes

Bateu aquela vontade de comer um doce. Para controlar melhor a glicemia você opta por fazer com adoçante. E vem as dúvidas: qual o melhor adoçante? Qual é mais saudável? Qual adoça sem deixar sabor residual, aquele gostinho amargo ?  Devo usar a mesma quantidade que usaria de açúcar? O primeiro passo é escolher um adoçante  próprio para a receita que você está desenvolvendo. Se você for cozinhar bolos, tortas ou doces que precisem de fogo é importante que ele seja específico para forno e fogão. Ou seja,  capaz de aguentar altas temperaturas sem perder o sabor.  Para saber isso, só olhar a embalagem e ver se está escrita a expressão forno e fogão.  Depois, vamos aos tipos de adoçante. São muitas as opções que temos no mercado. O que é muito bom, pois assim podemos variar sabores e preços. Aqui, vou listar os principais adoçantes que vendem no Brasil, podendo ser encontrados facilmente na internet, também.

Adoçante à base de stevia

O adoçante à base de stevia é considerado o melhor tipo de adoçante para diabéticos, pois é feito a partir de uma planta. Além da stevia para adoçar sucos e cafezinhos, as marcas desenvolveram também a versão para forno e fogão. O preço é um pouco mais elevado em relação aos outros tipos de adoçante.  Além disso, o adoçante à base de stevia costuma não ter um gosto muito forte quando ainda está crua a receita, ou seja, antes de ir para o forno ou fogão. Então, por mais que você sinta que o sabor ainda não está doce mesmo tendo colocado uma xícara de adoçante, fique tranquilo, leve ao fogo e você verá que depois de pronto o sabor do adoçante fica mais presente.

O adoçante à base de stevia é muito bom, porém pode deixar sabor residual. Por isso para cada receita eu opto por um adoçante diferente. Por exemplo: para fazer biscoitos sinto que a stevia não fica muito bem, pois deixa um sabor residual além de não se dissolver com facilidade. Isso é um ponto importante a ser destacado. O adoçante à base de stevia é em pó bem fininho e tem de ter cuidado para não se sufocar principalmente quando for bater a massa com batedeira. Além de demorar um pouco para se dissolver podendo, às vezes, ficar em grumos.  Apesar de ser feito à base de stevia, muitas marcas adicionam outros tipos de adoçante a mistura. Então, é importante ficar atento ao rótulo.

Sucralose

O queridinho da indústria e de muita gente, a sucralose. Quando você come um chocolate diet ou algum doce diet na rua, com certeza, ele foi adoçado com sucralose. Feita a partir de um processo químico, a sucralose vem da cana de açúcar e é considerada um dos melhores adoçantes para forno e fogão. O preço é bom, sabor bem doce sem amargor e fácil utilização em receitas. A dose do adoçante é a mesma a de que você usaria em receitas com açúcar.  Apesar de ser considerada segura para uso, pesquisas recentes mostram que a sucralose quando aquecida libera toxinas.  Além de ser contraindicada para pessoas com problemas na tireoide.

 

Ciclamato de sódio e sacarina sódica 

Existem muitas opções de adoçante à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica no mercado. Com um sabor bem próximo ao do açúcar, esse tipo de adoçante deixa as receitas bem doces, sem amargor e aguenta altas temperaturas sem perder o sabor. Além disso, ao colocar na receita você já pode sentir o sabor na hora, o que facilita adoçar bolos e tortas.  Sabe aquele doce que você comeu e jurava que tinha açúcar mas era diet? Provavelmente ele foi feito com este tipo de adoçante. Contudo, em relação ao uso é preciso atenção. Este adoçante é muito concentrado. Logo, a quantidade que se usa é bem pequena para adoçar uma receita. Muitas críticas são feitas a ele por ser um produto com sódio. Contudo, é importante ter em mente que se usa uma pequena quantidade para uma receita.

Maltodextrina: mocinha ou vilã?

Todos os adoçantes levam em sua composição a maltodextrina. Resultado da hidrólise do amido ou da fécula, a maltodextrina é um carboidrato. Muitos diabéticos temem que esta substância interfira na glicemia aumentando-a consideravelmente como o açúcar. A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, a ANAD, que é responsável por aprovar os alimentos dietéticos no mercado, diz que a maltodextrina contida nos adoçantes pode ser consumida por diabéticos. Segundo o órgão, a quantidade utilizada nos adoçantes é segura, além de ser um carboidrato de lenta absorção no organismo. Contudo, a ANAD destaca que é importante que o paciente seja orientado por um nutricionista quanto as quantidades e doses de adoçante.

7 comentários

  1. MIRIAM AMORIM COELHO disse:

    Adorei ás informações. Tem receita para diabéticos? Numa pesquisa que eu fiz, descobri que os adoçantes seguros para diabéticos e que agendamento altas temperaturas são:sucralose, sacarina e acessulfamek. O que você acha dessa afirmativa.

    • Bia Libonati disse:

      Olá, Miriam! Tudo bem?
      Eu sempre conto com a opinião da minha nutricionista e, por isso, dou preferência aos adoçantes forno e fogão à base de Stevia ou ciclamato de sódio e sacarina sódica (por exemplo, Tal e Qual).
      A sucralose evito ao máximo porque de acordo com uma pesquisa recente realizada pela Unicamp, ela fica tóxica quando elevada à altas temperaturas.
      Beijos

  2. Elizangela Zansavio disse:

    Nunca usei adoçantes para receitas, mas minha mãe está com diabetes e gosta muito de doces. Existe uma marca que seja melhor para me indicar? Confesso que não sei direito qual usar nas receitas.

  3. Teresa Di C.Nascimento disse:

    Olá o que dizer do Eritritol ? É bom? É qual a proporção de uso em relação ao açúcar?

  4. Gostei muita da sua publicação. Eu estava em dúvidas sobre qual adoçante utilizar nas minhas receitas de bolo, agora eu sei qual utilizar.

  5. Conteúdo muito informativo. Eu queria descobrir um tipo de adoçante culinário para bolos para minhas receitas, agora eu sei qual usar.

  6. Luiz Claudio Oliva disse:

    Oi.
    No caso do adoçante de forno e fogão , para se fazer um bolo com farinha integral , pode ser usado o adoçante a base de stévia ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se para receber novidades e conteúdos exclusivos!