Boa noite, meus amores!
Acabei de fazer um pão delicioso 100% farinha integral para o meu café da manhã de amanhã. Eu já tinha postado uma receita de pão integral estilo pão francês aqui no blog, mas essa é bem diferente. Você não vai precisar sovar e nem gastar os seus bracinhos, rs. É super prático e você só vai precisar de um liquidificador e uma forma para pão ou bolo inglês.
Vamos lá!
Ingredientes
- 4 xícaras de chá farinha de trigo integral
- 2 xícaras de chá de água morna
- 1/2 xícara de chá de óleo de girassol ( pode ser de coco ou de canola)
- 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo ( calma, é só pra fermentar o fermento! Não é pra adoçar. )
- 1 colher de sopa de sal
- Sementes à gosto. Coloquei chia e aveia em flocos finos
Modo de fazer
Coloque a água e o óleo no liquidificador, bata bem. Depois acrescente o açúcar mascavo, o sal e o fermento. Bata mais um pouco. Em seguida, vá acrescentando aos poucos, em colheradas, a farinha de trigo. Vai ficar uma massa bem pegajosa. É assim mesmo! Depois, unte uma forma com manteiga light e aveia em flocos ou farinha de trigo integral. Coloque a massa e decore a seu gosto. Eu salpiquei aveia e chia. Deixe a massa descansar dentro do forno desligado até que você perceba que a massa dobrou de tamanho, o que leva em média uns 40 minutos. Depois coloque para assar e bom apetite! Fica maravilhoso!
Obs: Não se assustem com o açúcar na composição. É uma alquimia. Para o fermento entrar em ação ele precisa do açúcar e do sal. Em uma rápida pesquisada na internet, encontrei informações sobre isso em vários sites de química. O elemento necessário à reprodução e crescimento do fermento é o açúcar. É a famosa levedura, fungos unicelulares que se utilizam da glicose resultante da hidrólise de amido. Por reação enzimática, a levedura age sobre as moléculas de açúcar liberando CO2 (dióxido de carbono ou gás carbônico). Assim como o sal. Uma massa com uma porcentagem certa de sal terá a fermentação uniforme e controlada. Uma massa sem sal ou com porcentagem incompleta, terá fermentação mais rápida e descontrolada, e o pão, em “crescimento”, passará do “ponto” facilmente. Comigo não alterou a glicemia, justamente porque a quantidade é mínima. Mas fique de olho. Faça o teste, ok? 😉