Pessoal, confesso que antigamente detestava legumes. Só comia porque minha mãe me obrigava, mesmo. Uma das alternativas que minha mãe encontrou para que eu comesse berinjela, foi a lasanha de berinjela 😀 Depois do diagnóstico de diabetes, tudo mudou e hoje passei a gostar de vários legumes. Mas a lasanha de berinjela é um dos meus pratos preferidos. É muito gostoso, mesmo. Além de ser mais saudável que a lasanha tradicional. Espero que gostem 😉
Ingredientes:
- 1kg de peito de frango
- 3 berinjelas médias (vai depender do seu refratário. Esse na foto é de quatro litros)
- Molho de tomate
- 1 lata de ervilha
- 300g de queijo muçarela
- 100gr de queijo parmesão
- 300 ml de leite (usei leite de inhame, mas pode ser qualquer leite)
- +-4 colheres de sopa de farinha de aveia (ou farinha de trigo comum ou integral)
- 2 colheres de sopa de margarina light
- 2 Cebolas médias
- 3 dentes de Alho
- Pimenta do Reino
- Cominho
- Curry
- Colorífico
- Sal à gosto
- 1 folha de louro
- Noz-moscada à gosto
Preparação do recheio de frango: Você pode fazer o recheio do jeito que preferir, tanto com frango, quanto carne moída. Eu levei os filés de peito numa panela com água, o suficiente para cobrir todos os filés, e deixei cozinhar com 1/2 cebola média, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, curry, cominho, colorífico, pimenta do reino e sal. Depois que cozinharam, peguei a água do frango e a coloquei em outra panela. Reservei o frango em um pote.
Enquanto esperava o frango esfriar, eu comecei a preparar as berinjelas. Retirei a casca, e cortei em tiras finas. Em seguida, coloquei água do cozimento do frango para ferver. Coloquei as tiras de berinjela na água e deixei cozinhar até que elas mudassem de cor. O ponto é quando elas começam a escurecer, mas não deixe que elas fiquem muito moles.
Feito isso, após escorrer as berinjelas e apoiá-las em uma forma, eu parti pra desfiar o frango e fazer o molho. Eu usei um molho de tomate pronto, porque estava com pressa, mas fica bem mais gostoso se você fizer o molho caseiro 😉 A maioria dos molhos de tomate prontos contêm açúcar na sua composição. Eu também fiquei surpresa quando descobri isso. Mas para nossa felicidade, tem uma marca que pensou em nós, docinhos, rs. O molho é concentrado, sem gosto ruim e bem mais próximo ao natural do que os outros. E o mais legal: além de ser sem açúcar, é sem gordura! 😉
Fiz o molho de tomate bem simples mesmo: refoguei cebola picadinha, com alho, coloquei o molho com um pouco de água, sal, cominho, pimenta do reino, curry, salsinha e cebolinha picadas. Depois, acrescentei o frango e deixei ferver um pouquinho para absorver o sabor. Por último, acrescentei uma lata de ervilha. Apaguei o fogo e reservei.
Por último, fiz o molho bechamel. Eu fiz uma adaptação do molho tradicional, que leva farinha de trigo e leite de vaca. Como estou evitando lactose e glúten, usei farinha de aveia no lugar da farinha de trigo, e leite de inhame, no lugar do leite de vaca. Mas você pode fazer a receita tradicional que fica uma delícia, também 😉
Coloquei pra derreter duas colheres de margarina na frigideira grande, e depois acrescentei 1/2 cebola média picada. Depois de dourada, coloquei as 4 colheres de sopa de farinha de aveia, e mexi bem, até virar um grude. Aos poucos, em fogo baixo, fui acrescentando o leite de inhame, até dar o ponto de um mingau: nem muito mole, nem muito consistente. Salpiquei sal e um pouco de noz moscada e apaguei o fogo. Agora, vamos para a montagem !
Untei com manteiga o refratário e comecei a montagem com uma camada do recheio de frango. Em seguida, acrescentei uma camada de berinjela. Depois, coloquei o queijo muçarela, só na metade do refratário, porque a outra sem queijo é para mim, e a com queijo para o namorado ;).
Em seguida, coloquei mais uma camada de berinjela, depois outra do recheio de frango e finalizei com o molho bechamel. Metade do refratário, coloquei queijo parmesão, e na outra coloquei uma torradinha integral quebrada, só pra não ficar pálida a lasanha, rs.
Levei ao forno médio por mais ou menos uns 30 minutos, mas isso varia para mais ou para menos, dependendo do fogão. Para saber se está pronto, só colocar uma colher e tentar participar a lasanha. Se a berinjela se desmanchar com a colher, está pronto. Se ela ainda estiver rígida, leve ao forno por mais um tempinho.
Fica uma delícia! Com certeza, todos vão gostar. O sabor da berinjela fica muito leve, você nem percebe.
Espero que gostem!
Um beijo