Taumatina: novo adoçante natural

Convivendo com Diabetes

Essa semana descobri por acaso um novo adoçante chamado Taumatina. Fiquei curiosa e fui pesquisar.  A Taumatina é um adoçante natural que vem da fruta, bem parecido com a Stevia. A substância é extraída de uma fruta chamada Katemfe, original do Sudão, na África. Ela foi descoberta em 1855 pelo cientista W.F. Daniell, que a descreveu como um poderoso adoçante e realçador de sabor e aroma em alimentos e bebidas locais. No entanto, a substância só começou a ser utilizada pelas indústrias na década passada.

No Brasil, ela foi aprovada como um edulcorante não-calórico em 2008, pela ANVISA e segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos não há evidência científica que demonstre que ela seja calórica. Regulamentada por autoridades regulatórias em países como todo o mundo como uma substância segura e natural, em diversos estudos científicos e toxicológicos. Logo, pode ser consumida por pessoas com diabetes, gestantes, crianças, entre outros.

Mas por quê só agora tem se falado na Taumatina? Segundo pesquisas, o uso dos adoçantes tem crescido nos últimos anos seguindo uma tendência natural de procura por alimentos mais saudáveis e naturais. Além disso, a Taumatina pode ser usada em todos os alimentos como bebidas, suplementos e também na cerveja sem álcool, pois reduz os sabores ácidos e realça o dulçor, os sabores frutal e da levedura.

Stevia X Taumatina 

As duas são muito parecidas já que são extraídas de alimentos naturais: a Stevia de uma planta e a Taumatina de uma fruta. No entanto, em relação à potência de adoçar há uma diferença. A Taumatina é cerca de 1.300 a 1.500 vezes mais doce que a sacarose. Já a Stevia é 300 vezes mais doce que a sacarose.

SweetLift-40g-50-envelopes-de-08g-Essential-Nutrition

Foto: Site Essential Nutrition

Pensando nisso, algumas marcas já lançaram seus produtos à base de Taumatina. A Essential Nutrition lançou o adoçante SweetLift, que é feito à base de Stevia e Taumatina. Sem calorias, não eleva a glicemia e promete não deixar sabor residual. O produto é isento de sacarina, ciclamato, aspartame, sucralose, glúten, lactose e conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.  Além disso, não causa desconforto abdominal e não possui efeito laxativo.  Segundo a empresa, o produto também pode ser utilizado para cozinhar.  Preço R$ 21,50 ( o pacote vai com 50 sachês).

a660b03739db56be41b53cc8a8b5c84d (1)

Foto: Site Airon

Outra opção é o adoçante Fineswett da marca Airon, que usa Sucralose e Taumatina. O produto não leva sódio e promete também não deixar qualquer sabor residual. O frasco com 75ml custa R$7,34.

Já a empresa Flormel mudou a fórmula dos seus doces e, agora, todos são adoçados com a Taumatina. Chocolates, cocadas, geleias, entre outros, a marca possui uma infinidade de produtos. As novas versões contêm mais frutas e edulcorantes 100%naturais.

Foto: Facebook Flormel

Foto: Facebook Flormel

 

*Com informações da Revista Nutri Online.

 

20 comentários

  1. Ivone rodrigues . disse:

    Comprei docinhos flornel,lendo vi que é adicado com taumatina .gostei.

  2. Aída Amoroso Mesquita disse:

    Muito bom seu texto, Bia! Adorei! Tenho 85 anos e convivo, desde 2002, com diabetes do tipo 2. Adoro doces e sempre estou procurando alternativas para o consumo de “delícias proibidas”. Vou acompanhar sua página! Obrigada! Abraços. Aída

  3. Mário disse:

    Boa tarde Bia. Agradeço desde já está partilha de informação importantíssima para a nossa pequena empresa. Elaboramos compotas de Cherovia, sem adição de açúcar, usando geleia de arroz. Mas gostaríamos de obter algo mais saudável e que não alterasse de alguma forma o sabor original da Cherovia. Como posso adquirir em Portugal?
    Cumprimentos
    Mário
    Cherosabor.doces
    cherosabor@gmail.com

    • Bia Libonati disse:

      Boa tarde, Mário! Muito obrigada pela mensagem. Que bacana! Fiquei com vontade de provar as suas compotas hehe Poxa, em Portugal eu não sei…Aqui no Brasil algumas lojas online já estão vendendo… Tenta dar uma pesquisadinha no Google pra ver se já chegou aí. Acredito que sim. beijos e sucesso!

  4. Luiz Nascimento disse:

    Favor informar local de venda do produto para comprar

  5. Maria Angela Martins Teixeira disse:

    Olá Bia! Sou diabética deste 2011 Tipo 1 e sempre estou procurando adoçantes novos.Onde posso adquirir tais produtos. Obrigada e um abraço.

  6. Izabel disse:

    Só existe o sachê? Não tem em gotas?

  7. marta r o.penaroti disse:

    como sera essa planta?arvore media grande e sementes
    como conseguir sementes ?

  8. CRISTINA disse:

    Bia, muito bom seu texto. Só gostaria de fazer uma ressalva: a taumatina junto com a sucralose perde o sentido, porque sucralose é cancerígeno, na verdade é resultado de uma pesquisa sobre inseticida, ou seja, usam como adoçante, mas é um veneno! Taumatina e stevia, sim, são maravilhas pra saúde! Se você se interessar, pesquise no youtube um vídeo em que o dr. Lair Ribeiro fala sobre a sucralose, vale a pena. Bjo, querida.

    • Bia Libonati disse:

      Oi, Cristina!
      Obrigada pelo comentário!
      A sucralose é cancerígena se esquentada, segundo a pesquisa da Unicamp.
      É difícil ingerir algo 100% natural se esse “algo” já passou por algum processo industrial.
      O que a gente tenta é escolher as menos piores opções, rsrs.
      Beijos

      • Aílton Miranda disse:

        Essa questão de adoçantes cancerígenos é mt controversa, na vdd não existe nada de concreto, apenas indícios, mas a sucralose e stévia são receitadas pelos endócrinos como adoçantes q não apresentam riscos.

  9. Hola. Vocé sabe quem fabrica a taumatina?

  10. Encontrei em gotas, mas com sucralose e nos ingredientes também tem maltitol… não me parece fazer bem. O que me dizem?

    O que me indicaram foi com stevia, mas nos ingredientes também tem o tal de maltitol…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se para receber novidades e conteúdos exclusivos!